Autor: Luciano Abreu

Os Astecas (Mexicas) acreditavam que sua Deidade Quetzalcoatl  concedeu o chocolate (xocoatl) a humanidade como uma forma de presente, só na Cidade dos Deuses (Teotihuacan) ele era apreciado. O Deus desceu até as profundezas do inframundo Mictlan e trouxe as sementes do cacau.

Na sociedade Asteca somente a nobreza e visitas honradas e especiais podiam beber a bebida sagrada que era servida em taça de ouro – fria e espumante misturada com mel, especiarias e baunilha, afrodisíaca dava vigor e força, sendo assim todos que a bebesse teria um pouco da sabedoria do Deus.

Como o chocolate chegou à Europa?

Em 1502 Cristovão Colombo foi o primeiro europeu a experimentar o chocolate. Mas 17 anos depois em 1519 Hernán Cortés chegou à Tenochtitlan cujo foi recebido pelo imperador Montezuma II como sendo o próprio deus Quetzalcoatl, curiosamente ele chegou exatamente na época em que calendário ritualístico (tonalpohualli) previa o retorno do Deus para seu povo. Hernán ficou maravilhado com a bebida, em 1528 regressou a Espanha com o navio carregado de cacau, levando também as técnicas de cultivo da árvore, fermentação do cacau e os utensílios para preparar a mistura. Logo as sementes foram sendo espalhadas pela Europa, America e Índias. A primeira barra de chocolate surgiu em 1875, por dois suíços, Daniel Peter e Henri Nestlé que adicionaram leite ao chocolate. Interessante relatar que o chocolate com pimenta é uma receita originaria dos Astecas.

Texto inspirado no livro: Coleção Grandes – Impérios Pré-colombianos – Vol II, 1990.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s